Onde é o pouso mais bonito do Brasil?

“Tripulação, pouso autorizado!” Por mais fascinante que seja a materialização do sonho de Ícaro, o anúncio do final de voo sussurra como massagem aos ouvidos. A vista da janela confirma: chegamos, agora só nos resta botar o avião de volta ao chão.

18560660683_731cf838d7_k
Voo sob o pôr do sol de Brasília. (Foto: Fabio Maciel)

Mas não é tão simples assim. Se na decolagem a impetuosidade humana desafia o bom senso ao levantar um objeto mais pesado que o ar, no pouso o piloto há de ser mais humilde. Há de reconhecer a inocuidade da potência das turbinas diante das leis de Newton, já que tudo o que um dia sobe em algum momento haverá de descer, voluntariamente ou não. De preferência, no caso de um avião lotado de passageiros, leve como uma pluma, roçando suavemente os pneus na pista e sem acordar as crianças.

Não à toa, a aproximação para pouso, ao menos em jatos de grande porte, é a única etapa do voo em que se consegue ver, em detalhes, as paisagens que se descortinam da janela em baixa altitude. É quando nos surpreendemos diante do tapete infinito de arranha céus da zona Sul de São Paulo, ao descer em Congonhas; do encontro dos rios Negro e Solimões, em meio aos igarapés da Amazônia, em Manaus; quando tentamos cutucar os bondinhos do Pão de Açúcar ao girar quase 180 graus sobre a enseada de botafogo, ao descer no Santos Dumont ou descobrimos que é no horizonte do Planalto Central que o sol se põe com mais gosto e cor, ao descer em Brasília.

Inaugurando a sessão de enquetes do Sobrevoo, queremos saber dos leitores viajantes: qual o pouso mais bonito desse País? Qual aeroporto proporciona aquele momento único, que vale a passagem e vira o plano de fundo de perfis das redes sociais? Para participar é só clicar numa das opções abaixo, pré-selecionadas com, ao menos, um representante para cada região do Brasil. A pesquisa fica no ar ao longo de julho, disponível na sessão de enquetes do sobrevoo (coluna à direita).

Mês que vem sai o  resultado com os vídeos dos pousos mais bonitos do País, mapas dos procedimentos de aproximação e dicas para você escolher os melhores horários e assentos e se transformar na sensação do seu Instagram! Vota lá!

 

 

 

[socialpoll id=”2280041″]